quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Verdade de Cada Um - Consumo


quarta-feira, 3 de abril, 22h15

A Verdade de Cada Um

Consumo

Consumimos por necessidade e por desejo. Mas o que está por trás desse ato que faz a economia girar mas também consome os recursos naturais e gera lixo em proporções cada vez maiores?

Nas últimas cinco décadas, o consumo cresceu seis vezes. Mesmo levando em conta o crescimento populacional, os gastos por pessoa triplicaram. Atualmente o mundo extrai 30% a mais do que poderia de seus recursos naturais e finitos.

Mas o ato de consumir está ligado apenas a desejos e necessidades, ou comprar é algo que causa sensações mais complexas e determina modelos sociais?

A série A Verdade de Cada Um, produzida pela O2 Filmes e exibida pela National Geographic, nos traz um retrato de pessoas e suas relações com o consumo.

Isabela tem 18 anos e trabalha como vendedora em uma loja de roupas. Compradora compulsiva assumida, Isabela possui uma dívida no cartão de crédito que a impede de abrir até uma conta bancária.

Cláudio e Paula dedicam suas vidas à sustentabilidade. Sua empresa vende fraldas e absorventes femininos ecológicos e reutilizáveis, além de caixas de compostagem para residências e empresas.

Jorge Koho Mello é monge budista, professor de aikidô e divulgador do movimento Simplicidade Voluntária no Brasil e no mundo.

Cláudio Diogo roda o Brasil dando palestras que ensinam profissionais do comércio a venderem mais e melhor. Esse é o seu lema.

Jorge acredita que o consumo excessivo acontece quando há falta de sentido em outros aspectos da nossa vida. Claudio Diogo afirma que o consumo deve ser estimulado para fazer a economia girar. Paula e Cláudio acreditam na necessidade de uma mudança radical de hábitos e valores e Isabela diz que comprar é uma terapia.

Seja pra suprir carências materiais ou emocionais, hoje o consumo é algo tão intrínseco à nossa vida e cultura quanto a religião ou a política.

 

Consumo


Consumimos por necessidade e por desejo. Mas o que está por trás desse ato que faz a economia girar mas também consome os recursos naturais e gera lixo em proporções cada vez maiores? A série A Verdade de Cada Um, produzida pela O2 Filmes e exibida pela National Geographic, nos traz um retrato de pessoas e suas relações particulares com o consumo.
Título: Consumo
Autor: Ba Kimbuta
Álbum: Universo Preto Paralelo
Direção/Produção: G.R.I.F Maçãs Podres
Base: DJ Crick
Sampler: Mulatu Astatke
Base instrumental: DJ Crick

Maceió meu bem querer - Henrique Leahy / Fernanda Guimarães / Thiago Vas

Maceió meu bem querer - Henrique Leahy / Fernanda Guimarães / Thiago Vas

Henrique Leahy, Fernanda Guimarães, Thiago Vasconcelos e Ricardo Lopes em "Maceió Meu Bem Querer".Filmado em um fim de semana de verão em Maceió-AL. Composição: Henrique Leahy. Produção musical: Emmanuel Miranda. Edição de imagens: Cláudio Olímpio. Produção de vídeo: VTK. Apoio: Lopana, Aloo Telecom, Celebration, Absoluto, Solara e Academia Top.

Link para download gratuito da música: http://www.4shared.com/mp3/a8CP3sN8/M...


Maceió meu bem querer
Henrique Leahy


Bem-vindo ao paraíso onde a lagoa encontra o mar
O azul é infinito e o sol só quer brilhar
Bem-vindo à terra boa, deixa esse clima te envolver
Coração de Alagoas, Maceió meu bem querer

Sinta essa energia
que vem do sol, do céu, do sal
Numa jangada ver a Pajuçara
da piscina natural
Se o calor tá apertando
vem pra Ponta Verde ver
Como é gostoso fazer nada
e deixar tudo acontecer

Vem cá, que você vai ver
Vale a pena viver, vale a pena esperar
Vem cá, que você vai ver
Vale a pena viver, vale a pena esperar

A praia é dez, o povo é mil,
é a cidade mais bonita do Brasil
Só tem sereia, que coisa boa
Toda galera tá curtindo na Lagoa
O pôr do sol, em degradê
faz o coração disparar
No outro dia, tudo de novo
Põe a sandália e vamos Lopanear

Vem cá, que você vai ver
Vale a pena viver, vale a pena esperar
Vem cá, que você vai ver
Vale a pena viver, vale a pena esperar
Vem cá, pra gente se ver
Deixa acontecer, deixa o clima rolar
Vem cá, que você vai ver
Maceió vai ferver, Maceió vai bombar

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...