PROGRAMAÇÃO CULTURAL

 PROGRAMAÇÃO CULTURAL

·       EVENTOS




·       EXPOSIÇÕES







O professor Edvaldo Nascimento, um dos maiores estudiosos sobre a vida e a obra de Delmiro Gouveia – conhecido como o homem que levou a revolução industrial para o sertão – lança uma obra que promete trazer mais luz à biografia do desbravador que deu nome ao município alagoano: “Delmiro Gouveia e a educação na pedra”.
O lançamento acontece na próxima segunda-feira, 28 de outubro, às 19h, no stand da Viva Livraria e Editora, durante a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções.
O livro é o resultado da dissertação de mestrado de Edvaldo, defendida em março de 2012, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e analisa o processo educacional desenvolvido por Delmiro Augusto da Cruz Gouveia no sertão de Alagoas, no período de 1902 a 1926. É ainda um resultado da pesquisa que Edvaldo realizou com a orientação do também professor e doutor Élcio de Gusmão Verçosa, que assina o prefácio da obra.
Edvaldo Nascimento busca retratar no livro a trajetória do cearense que modernizou o Recife no final do século XIX e viveu os últimos 15 anos de sua vida no sertão alagoano, onde fundou um núcleo fabril, composto de Vila Operária, uma fábrica de linhas, e a primeira usina hidrelétrica do Nordeste brasileiro. Analisa ainda o coronelismo, a República, a educação no Estado e os processos educacionais desenvolvidos por Delmiro Gouveia no sertão de Alagoas.
A publicação conta com o apoio da UNEAL, CHESF e Fábrica da Pedra.
Sobre o autor
O escritor, que é natural de Paulo Afonso (BA), adotou o município sertanejo desde o final da década de 80, onde publicou a cartilha “Delmiro Gouveia Vida e Obra”, prefaciou várias obras, escreveu diversos artigos e produziu o documentário “Lá Vem o Juvenal”.
Membro da Fundação Delmiro Gouveia e mestre em Educação Brasileira pela Ufal, Edvaldo Nascimento, que também é vereador pelo município, se especializou em estudos sobre o Nordeste, principalmente o sertão alagoano, onde desenvolve seus estudos há mais de 15 anos.
O doutor em História e Política da Educação pela USP, Élcio de Gusmão Verçosa, escreveu no prefácio que a obra nasceu de uma dissertação de mestrado e “traz uma contribuição inédita dentre os excelentes estudos acadêmicos que nos últimos anos vêm sendo feitos sobre Delmiro”.
Prossegue o doutor Élcio Verçosa em seu prefácio: “O texto da autoria de Edvaldo Nascimento, que tenho a honra de aqui apresentar, ensinou-me muito sobre Alagoas e sua gente”. Em outro trecho, ele destaca: “Delmiro deixou, como legado, a prova cabal de que o progresso é possível em qualquer latitude deste Estado. Por tudo isso, ao tempo em que parabenizo Edvaldo pelo excelente escrito, que é mais um ato de coerência de toda uma vida dedicada ao Sertão Alagoano do São Francisco e à vida e obra de Delmiro da Cruz Gouveia, recomendo vivamente sua leitura a quem quer que deseje conhecer melhor Alagoas e sua gente”.


 Calendário 2015 da Fapeal será lançado na UNEAL em Arapiraca
 Calendário 2015 da Fapeal será lançado na UNEAL em ArapiracaConfiguracoes do Tema Fabrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...