Ademário Lins (Calaba)

(Essa matéria foi publicada na primeira edição do Jornal A Prensa, em abril de 2012)

No dia 12 de abril de 2012, a histórica Porto Calvo completa 376 anos. A terra de Domingos Fernandes Calabar foi palco de grandes batalhas e teatro sangrento durante a guerra e conquista dos holandeses, onde se defrontaram: portugueses, espanhóis e brasileiros, contra o exército batavo. Foi também um dos primeiros lugares a ser habitado por colonos vindos de Portugual para Pernambuco pelos primeiros donatários da antiga capitania. O povoamento data de 1575, ano em que Jerônimo de Albuquerque, substituiu no governo a irmã, D. Brites de Albuquerque Maranhão, esposa do extinto donatário de capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, que havia falecido. Justamente naquela remota época organizou-se uma bandeira para aquela região, chefiada por Cristóvão Lins, que foi depois considerado o fundador do povoado de Porto Calvo.

Quanto à origem do nome conta a lenda que, as margens do rio Manguaba morava um velho que era calvo, sendo comum visitar-se o porto do calvo. Acredita-se ter vindo daí a denominação da localidade.

Com a criação da vila, teve o nome de Bom Sucesso, como regozijo ao êxito alcançado pelas forças militares de Dom Matias de Albuquerque Maranhão contra os holandeses. Vale ressaltar que, em algumas crônicas encontra-se a denominação Santo Antônio dos Quatro Rios, pelo fato de achar-se o local circundado por quatro mananciais de água doce, nome alusivo à invocação que teve a primeira capela que ali existia em homenagem ao glorioso Santo Antônio.

Por ter sido um trágico campo de batalha, vários vultos da história se imortalizaram, destacando-se entre outros, os heróis de guerra: Calabar; Felipe Camarão e a esposa D. Clara Camarão; Henrique Dias; Dom Matias de Albuquerque;  coronel Picard, general Segismundo Vam Scopp e o príncipe Maurício de Nassau.

Foi criada a vila em 12 de abril de 1636, com um território compreendendo o seu e dos atuais municípios de Colônia de Leopoldina, Campestre, Jundiá, Jacuípe, Japaratinga, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Maragogi. Foi elevada à categoria de cidade em 14 de novembro de 1889.


Alteia-se Porto Calvo, entretanto, na história do Brasil pela brilhante coragem, determinação e heroísmo dos bravos filhos ilustres Calabar e Zumbi, sem dúvida símbolos da história libertadora no Brasil, e pelo fato que tiveram que pagar com a vida, com os atos de bravuras em prol da nossa pátria.

O Calabar (como era conhecido), foi uns dos mais incentivadores do Jornal A Prensa.
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...