segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ACADEMIA PORTOCALVENSE DE HISTÓRIA, LETRAS E ARTE- APHLA


ACADEMIA PORTOCALVENSE DE HISTÓRIA, LETRAS E ARTE- APHLA
 PORTO CALVO

 
 

 

 
 
 
População: 25.718 habitantes
Localização: Situa-se na região Leste de Alagoas, na microrregião da Zona da Mata. Possui 260,158 km² de área. Fica a 101 quilômetros de Maceió.
Geografia: O clima desse município é tropical megatérmico e úmido, quase subúmido. A variação climática sazonal é assegurada, principalmente pelo regime de chuvas: há uma estação muito chuvosa, centralizada no inverno (Junho, Julho e Agosto) e uma estação seca centralizada no verão (Novembro, Dezembro e Janeiro). Apresenta vegetação de Mata Atlântica.
Histórico: O município de Porto Calvo é a freguesia mais antiga do Estado, já existindo no século XVI. Sua fundação é atribuída a Cristóvão Lins, a quem foram doadas terras que se estendiam do rio Manguaba ao Cabo de Santo Agostinho. Nesta região, ele iniciou a cultura canavieira no Estado, construiu uma capela e sete engenhos.
Porto Calvo foi um dos primeiros locais a ser habitado pelos portugueses. O povoado foi se formando com o movimento entre o Norte e o Sul, assumindo características de vila nos primeiros 30 anos do século XVII. A origem do nome vem de uma lenda na qual um velho calvo, que morava às margens do rio, construiu um porto, conhecido como o “porto do calvo”.
Quando foi elevada à vila, passou a se chamar Bom Sucesso, em homenagem à vitória de Matias de Albuquerque contra os holandeses. Porto Calvo tem pelo menos uma figura que é destaque na história nacional: Domingos Fernandes Calabar, considerado traidor da pátria por ter se aliado aos holandeses para combater espanhóis e portugueses. Alguns historiadores, porém, acreditam que ele teria sido, na verdade, um herói, que acreditava que os holandeses eram os mais indicados para desenvolver o Brasil, que vivia miseravelmente sob o jugo de portugueses e espanhóis.
Turismo: Porto Calvo possui vários monumentos históricos, como a  Igreja Nossa Senhora da Apresentação, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde são promovidas quermesses e festas religiosas; Alto da Forca, herança do domínio holandês, onde atualmente se localiza o Hospital Municipal, de onde se pode admirar um maravilhoso cenário natural; Dentre as manifestações folclóricas estão registradas nas seguintes danças: arrasta-velha, cambina, pastoril, quadrilha e coco-de-roda, bem como o Carnaval.
Eventos: Festa de São Sebastião (20 de Janeiro); Festa de Nossa Senhora da Apresentação (padroeira) (21 de novembro); Festa da comemoração do aniversário (12 de abril).

 
 
 
 http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/fotografias/GEBIS%20-%20RJ/AL27296.jpg

 

Arqueólogos acham ossadas em igreja

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Esqueletos foram localizados durante obras de restauração do prédio construído em 1610 e tombado pelo Patrimônio Histórico.

Porto Calvo – Arqueólogos encontraram nos arredores da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo, quatro ossadas que podem ser datadas dos séculos 18 e 19. Os esqueletos foram localizados durante as obras de restauração do prédio, construído em 1610 pelos portugueses e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os pesquisadores esperam finalizar as sondagens dentro de dez dias e publicar as conclusões em um mês por meio de relatórios e artigos científicos.
O trabalho de arqueologia está sendo coordenado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (Nepa) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio de convênio com o Iphan. Segundo o arqueólogo Flávio Moraes, as ossadas podem ser do período colonial, mas só os artefatos encontrados junto aos esqueletos devem determinar o período em que foram enterradas.

(Gazeta de Alagoas)

 Porto de Pedras
 http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/fotografias/GEBIS%20-%20RJ/AL27313.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...