sábado, 6 de julho de 2013

Emanoel Fay

Emanoel Fay

 
 
BIOGRAFIA - 1
Na atividade de um grande magistrado, com todas as implicações e responsabilidades que a função de julgar impõe, muitas vezes direciona o homem para a introspecção, já que decidir entre o certo e o errado, absorvendo ou condenando, pode ser missão originariamente privativa dos deuses, coloca-o em privilegiada posição entre seus semelhantes.
 
Emanoel Fay Mata da Fonseca, nascido no Município alagoano de São José da Laje, em 19 de julho de 1937, é uma exceção a essa regra. Extrovertido, sociável, fazedor de amigos, o filho do Dr. Manoel Fonseca (Neo) e dona Emília brilha em qualquer evento a que comparece pelos dotes de bom orador e exímio declamador que possui.
 
Graduado em Direito e bacharel em licenciatura em História pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas), ingressou na magistratura em 1971, aprovado em curso de provas e títulos, foi designado para a comarca de Major Izidoro/AL, em pleno sertão alagoano, onde teve de conviver com as acirradas disputas políticas do coronelismo. As remoções para São Braz/AL e, posteriormente, para Traipu/AL, Cidades ribeirinhas do São Francisco, pela beleza e bucolismo de suas localizações, foram de extremo agrado para o espírito sonhador e criativo desse intelectual nato que, acima de tudo, sempre foi poeta.
 
Promovido por antiguidade, assumiu a comarca de Arapiraca/AL, atualmente de 3ª Entrância, onde se aposentou alguns anos depois, encerrando com o respeito da comunidade, uma bela carreira.
 
Casado com a lagoacanoense Solange Barbosa da Fonseca, permaneceu residindo na Cidade onde encerrara suas atividades como juiz de direito. Incentivador da vida intelectual no florescente Município, onde atualmente pratica advocacia, também participa, ativamente, dos eventos culturais da Associação dos Magistrados, sendo um dos maiores batalhadores para a recente criação da Academia Alagoana de Letras e Artes do Magistrados, da qual é fundador e atual presidente.
 
Com a publicação de: “Ser Feliz é um Dever”, “Mumbaça, “Canto Livre” e “Do Monte Alto e Mensagem Eterna”, de contos, poesias e crônicas “Recordar é Dar de Novo o Coração”. Emanoel Fay como autor ou incentivador de talentos, tem feito muito pelas letras alagoanas.
 
[ Fonte: Livro "ACALA - História e Vida", abril de 2009 ]
 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
BIOGRAFIA – 2
 
 
Emanoel Fay é membro da Academia Alagoana de Letras, Academia Maceioense de Letras e Academia Nordestina de Letras e Artes, da qual também foi fundador. O escritor, nascido em São José da Laje em 19 de julho de 1937, é filho de Manoel Fonseca e de Emília Mata Fonseca e casado com Solange Barbosa da Fonseca, com a qual teve dois filhos.
 
Títulos:
* Diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. (UFAL);
* Diploma de Bacharel em História. (UFAL);
* Diploma de licenciado em História. (UFAL);
* Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, secção de Alagoas. * Juiz de Direito do Estado de Alagoas;
* Juiz Eleitoral da 20º zona de Alagoas e
* Promotor de Justiça Adjunto da Comarca de Anadia/AL.
 
Área Cultural:
* Professor de Direito da Fundação Universidade Estadual de Alagoas (FUNESA);
* Professor de História da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas; * Professor Monitor de Direito da Universidade Federal de Alagoas;
* Diploma de Honra ao Mérito cedido pelo Secretário da Educação e Cultura no Estado de Alagoas.
 
Atividades no Jornalismo:
* Fundador do Jornal Noticias AALAMAGIS (2003);
* Ex-colaborador do Jornal de Hoje;
* Ex-colaborador do Jornal de Alagoas;
* Colaborador do O Jornal – Alagoas;
* Colaborador do Jornal Vila Nova (Famalicão/Portugal);
* Colaborador do Jornal de Alferrarede (Abrantes Portugal);
* Colaborador do Jornal Terras de Basto (Portugal);
* Colaborador de A Voz do Domingo de Leiria Fátima (Portugal) e
* Colaborador do jornal virtual Alagoas VIP.
 
Atividades na Área da Cultura:
* Membro da Academia Maceioense de Letras (AML);
* Membro da Academia Alagoana de Cultura (AAC);
* Sócio da Confraria Princesa Isabel;
* Sócio da Associação Alagoana de Imprensa;
* Membro da Associação Alagoana dos Magistrados.(AALMAGIS);
* Ex-presidente Fundador da Academia Alagoana de Letras e Artes de Magistrados (AALAMAGIS);
* Membro da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e
* Conselheiro Estadual de Cultura em exercício e Comendador da Associação Alagoana de Imprensa.
 
[ Fonte: http://www.alagoasemtempo.com.br ]
 
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
 
Emanoel Fay Lança “Trilogia Alagoana” em Comemoração aos 50 Anos de Produção Artística
Por Amanda Farias ( 6 de maio de 2011 )
 
O escritor e poeta, Emanoel Fay Mata da Fonseca, lança no próximo dia 13, às 19 hs 30 mins, na Academia Alagoana de Letras e Artes de Magistrados (Aalamagis), Centro, seu nono livro denominado “Trilogia Alagoana”.
 
De acordo com o escritor, o livro é uma trilogia relativa a temas intrínsecos ao quotidiano e cultura do povo alagoano. O “Dois de Fevereiro”, o “Aldaz Peregrino da Esperança” e o “Poema Histórico de Alagoas”, lançados em uma só obra, vêm para comemorar os 50 anos de produção artística do escritor e também juiz de direito e jornalista.O coquetel de lançamento da obra contará com a presença de personalidades do cenário artístico, cultural e da magistratura de Alagoas.
 
[ Fonte: http://www.alagoasemtempo.com.br ]
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...