segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cientistas acham tesouro do século 16 em sapato enterrado na Holanda








O Tesouro Holandês de Porto Calvo
Jayme de Altavila

Série Estudos Alagoanos – Departamento Estadual de Cultura – Maceió – AL, 1961.
94p. – 19,4 x 14cm






Cientistas acham tesouro do século 16 em sapato enterrado na Holanda

Não foi divulgado o valor aproximado das moedas, mas a estimativa é que pode atingir alguns milhares de euros








Arqueólogos holandeses encontraram 477 moedas de prata que datam no século 16, no interior de um sapato enterrado na prefeitura da cidade de Roterdã, na Holanda, conforme publicado nesta segunda-feira no site Dutchnews.

De acordo com os dados fornecidos pelos técnicos responsáveis pela escavação, o tesouro escondido conta com uma grande variedade de moedas de prata, que vai desde a mais antiga, de 1472, à mais recente, de 1592.

O prefeito da cidade holandesa, Ahmed Aboutaleb, confirmou que a descoberta foi feita quando o escritório municipal elaborou um estudo arqueológico. O mesmo se mostrou surpreso com a descoberta e disse que "nunca antes um grupo de arqueólogos tinha descoberto um sapato recheado de dinheiro".

Não foi divulgado um número aproximado do valor das moedas encontradas, porém estimaram que poderia atingir "alguns milhares de euros".

Segundo os arqueólogos, informou o site holandês de notícias, a primeira hipótese aponta que o dono do sapato teria escondido as moedas no subsolo da prefeitura para protegê-las durante a Guerra dos Oitenta Anos (1568-1648).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...