quarta-feira, 25 de junho de 2014

Máquina comedora de felicidade - Ana Cláudia Laurindo - Mestra em Educação Brasileira na Linha História e Política, Cientista Social, cidadã, amante e defensora do direito de viver.

 
 
 Mestra em Educação Brasileira na Linha História e Política, Cientista Social, cidadã, amante e defensora do direito de viver.
 


Muitas vezes observo o trabalho de formadores, absolutamente voltados para o sucesso capitalista, mercadológico, esvaziado de sentido humano e valorização da felicidade.
É preciso gerar uma cisão entre realização profissional e felicidade?
Não há como instrumentalizar as pessoas para o trabalho, sem lhes tirar noções de humanidade, cidadania, ética e outras pequenas coisas necessárias?
Não consigo acreditar em tais discursos nem enxergo neles qualquer laivo de boas intenções. Talvez porque já tenha entendido que entre outras intenções nobres, estejam embutidas outras nada nobres, como a submissão do outro, até mesmo a subjugação.
Queremos formar tarefeiros, cumpridores de ordens, executores. Porque alguns de nós já se arrogou o lugar sagrado de líder, chefe concentrador de comandos e outras chaves para barganhar a vida…alheia.
Há muito a ser desmistificado, desmascarado e descoberto, em nossas relações cotidianas e propostas de formação.
O silêncio, a aceitação, são adubos para toda sorte de abuso.
Sem gritos, precisamos de palavras fortes. A mentalidade não se altera com medo, omissão e outras sujeições.
Cada ser pode encontrar em si um leque de melhorias e fragilidades, e estamos todos em processos contínuos de aprimoramento e evolução. Não é verdade que nosso lugar social deve ser estanque. Podemos balançar o coreto, abalar o palanque, divulgar ideias novas.
Carecemos reagir sempre o poder truculento busca abater nossa fúria íntima com promessas de mortificação.
Só estaremos vivos se formos capazes de movimentar processos reinventados, consumindo cinzas para engrandecer a chama da nova pessoa que cresce em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...