terça-feira, 24 de junho de 2014

Historiografia e Hermenêutica- Arrisete C. L. Costa

VEJAM!
DISPONÍVEL NA EDITORA DA EDUFAL

POR APENAS R$ 30,00



Historiografia e Hermenêutica - é fruto da leitura que faço de O queijo e os vermes - um livro do historiador italiano Carlo Ginzburg, publicado em 1976. É uma biografia intelectual de Menocchio, um homem comum de uma aldeia do norte da Itália, nos fins do século XVI. Ginzburg conta como Menocchio reelabora os livros que lê e cria utopias para um mundo novo. Um sucesso historiográfico e editorial. Publicado em mais de 20 idiomas. Meu objetivo é mostrar como o historiador escreve. Diria que é um passo a passo da pesquisa histórica que dá acesso ao aprender a fazer, a produzir o conhecimento histórico. Isto só foi possível com a elaboração de um método interpretativo inspirado na hermenêutica do filósofo francês Paul Ricoeur. Decerto outras leituras e escrituras serão feitas a partir do meu livro. O que estas essas experiências temporais tão diversas têm em comum? Penso que seja o projeto político e ético: a justiça histórica e o socialismo.





sábado, 21 de junho de 2014


QUERIDOS, segue mais uma síntese didática como prometido. BOM PROVEITO!



       


 




TURMA DO MESTRADO


                               

                                  
         


                                 

                                

                                 

                               

                               

                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...