quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

CASA PAROQUIAL/Colégio Coração de Jesus/Grupo Escolar Estadual "ROCHA PITA"/CASA DA CULTURA/ SALAS ALUGADAS/ ESCOLA NORMAL NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO “CASA DA CULTURA"/abrigo para as famílias sem-teto (flagelados da chuva). Sede da 10ª GERE/SEDUC/AL


HISTÓRICO DO PRÉDIO ONDE FUNCIONA A 10ª GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 10ª GERE/PORTO CALVO – “Casa da Cultura”/

Texto: PE. EXPEDLTO BARBOSA DE MACEDO - Porto Calvo/ AL, Março de 2001.


HISTÓRICO

Nos últimos anos do Século XIX, a partir de 1898, aproximadamente, o PE. IVO, pároco de Porto Calvo, começa a construção de um prédio destinado a ser a CASA PAROQUIAL. Ele intenciona construir uma casa de vastas proporções porque sua família era composta de muitos membros. Por motivo de saúde e de morte, ele não consegue realizar seu intento.
Seus herdeiros, resolvendo residir em Colônia de Leopoldina, vendem a casa ainda inacabada, a família do professor Antonio Guedes de Miranda, pré-adolescente naquele tempo, início do século XX, que concluiu a construção. Pouco tempo depois, por motivo da educação dos filhos, a família Guedes de Miranda deixa Porto Calvo e vai residir em Maceió.

Seu substituto na paróquia, PE. JOÃO MACHADO, natural de Belo Monte, cidade ribeirinha do rio São Francisco, aluga o prédio e aí instala, a partir de 1902, o Colégio Coração de Jesus. Em 1906, PE. JOÃO MACHADO fecha o colégio, passa o comando da paróquia aos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus e passa a residir em Maceió.
O prédio retorna aos cuidados da família GUEDES DE MIRANDA, representado por JUSTINO RAMOS TOBIAS que era casado com uma irmã do professor Guedes de Miranda. Pouco tempo depois, por ato governamental, o prédio torna-se sede do único Grupo Escolar da cidade, sob a denominação de Grupo Escolar Estadual "ROCHA PITA".
A partir de 1940, com a construção do atual GRUPO ESCOLAR PROFESSOR GUEDES DE MIRANDA, no tempo em que ele era Vice-governador, o prédio volta mais uma vez aos cuidados da família Guedes de Miranda, representada por JUSTINO RAMOS que aluga salas e até o prédio todo para várias finalidades.
Na década de 1970, o governo do Estado desapropria o prédio com o s4tio e após uma ampla reforma geral aí instala a ESCOLA NORMAL NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO.
Em 1985, por ocasião do término da reforma da nossa histórica Igreja Matriz e da entrega da mesma ao uso da paróquia, estando presentes o Ministro da Cultura, o Governado, o secretário da Educação, o Reitor da UFAL, o Prefeito da cidade e demais personalidades, foi instalada no dito prédio a “CASA DA CULTURA".

A Casa da Cultura foi inaugurada três vezes, mas infelizmente, nunca funcionou como tal. A vida e a história não param, de modo que no decorrer dos anos seguintes, bons e maus momentos vão aparecendo na trajetória histórica do prédio. Às vezes, o abandono, com suas tristes sequelas. Outras vezes, os cuidados, as reformas, bem-vindas e necessárias, sob a tutela, ora do Estado, ora do Município. E, sobretudo, as boas e úteis serventias, tais como, escola, cursos, sessões da eleição, vacinação de crianças e adultos, e até inclusive, com a aprovação gerar,abrigo para as famílias sem-teto (flagelados da chuva). 
Até que enfim, no ano de 2001, século XXI, o primeiro do 3º milênio, soa a hora da verdade, do resgate, da vitória; o Governo do Estado instala oficialmente neste belo e majestoso prédio a 10ª Coordenadoria do Ensino Estadual – Atualmente sede da 10ª GERE/ Regional da Secretaria de Estado da Educação - juntamente com a subgovernadoria, após mais uma acurada reforma geral. Assim determinou o Senhor Governador, vamos respeitar.

E vamos torcer para que esta convivência de Educação e Política dê certo, e aconteça o melhor, o nosso maior desejo, a saber: que convivam em harmonia e com sonora afinação, a Educação, o Folclore, a Biblioteca Pública, os Cursos, e, sobretudo, a justa e amistosa serventia aos grandes protagonistas da boa Educação: os Pais e os Mestres da Juventude Estudantil de todos os municípios envolvidos nesta. 10ª Coordenadoria, com a devida e desinteressada assistência de nossos políticos.
Outro nome muito apoiado para essa casa deveria ser “Casa da Educação”. Porto Calvo, berço histórico de Alagoas, é agora, também polo da Educação do Norte Alagoano.
E com as bênçãos de sua Santa Padroeira Nossa Senhora da Apresentação e de Santo Antonio, seu primeiro nome, Porto Calvo marchará confiante, hoje e sempre, na direção de um grandioso e promissor BOM SUCESSO, seu segundo nome, comemorativo de uma brilhante vitória histórica em prol da unidade de nossa querida Pátria, o Brasil.


NOTA:
Destinada a ser a nova sede da “CASA PAROQUIAL” no final do século XIX, passou a ser propriedade da família GUEDES DE MIRANDA, tornando-se o COLÉGIO CORAÇÃO DE JESUS (inicio do Século XX). Sede do Grupo Escolar Estadual "ROCHA PITA". ESCOLA NORMAL NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO.
A “CASA DA CULTURA" -Inaugurada por 03 vezes! - Jamais seguindo sua finalidade. De escolas, cursos, sessões da eleição, vacinação de crianças e adultos, e até inclusive, com a aprovação gerar, abrigo para as famílias sem-teto (flagelados da chuva) e sede da Educação assim segue a história do Prédio.

https://globoplay.globo.com/v/4057672/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dr. Sebastião José Palmeira

Honra    e   decência   são   os   legados deixados pelo meu pai, o Senhor de Engenho, Cícero Palmeira. "Só um livro é capaz de fazer a...