sábado, 11 de janeiro de 2020

HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE ALAGOAS: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE EM CONTEXTOS SITUADOS





Marilza Pavezi Professora da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão (UFAL). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: marilzapavezi2009@hotmail.com 
Jefferson Mainardes Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutor em Educação pelo Institute of Education – University of London. E-mail: jefferson.m@uol.com.br 

RESUMO 

O artigo apresenta a história das políticas de Educação Especial no Estado de Alagoas, com ênfase ao contexto social particular no qual essas políticas têm sido colocadas em ação. Esta análise integra uma pesquisa mais ampla sobre a Política de Educação Especial no estado de Alagoas. Conclui-se que a presença do Estado tem sido reduzida no que se refere à garantia das condições mínimas para a atuação das políticas de Educação Especial no Estado de Alagoas, resultando na oferta educacional inadequada do ponto de vista da legislação e limitada do ponto de vista da garantia do acesso dos alunos público-alvo da Educação Especial ao ensino comum e ao Atendimento Educacional Especializado, bem como uma formação incipiente dos agentes envolvidos no processo da Educação Inclusiva. Palavras-chave: Educação Especial. Alagoas. Políticas educacionais. 

HISTORY OF SPECIAL EDUCATION POLICIES IN THE STATE OF ALAGOAS: THE IMPORTANCE OF ANALYSIS IN SITUATED CONTEXTS ABSTRACT The paper presents the history of Special Education policies in the State of Alagoas, Brazil, with emphasis on the particular social context in which these policies have been enacted. This analysis integrates a broader research about Education Policies in Alagoas State (Brazil). It is concluded that the presence of the State has been reduced in terms of guaranteeing the minimum conditions for the enactment of Special Education policies in the State of Alagoas, resulting in inadequate educational provision from the point of view of legislation and limited from the point of view of guaranteeing access to the target population of the Special Education to the common education and the Specialized Educational Service, as well as an incipient education of the agents involved in the process of Inclusive Education. Keywords: Special Education. Alagoas. Education policies. 

HISTORIA DE LAS POLÍTICAS DE EDUCACIÓN ESPECIAL EN EL ESTADO DE ALAGOAS: LA IMPORTANCIA DEL ANÁLISIS EN CONTEXTOS SITUADOS RESUMEN El artículo presenta la historia de las Políticas de Educación Especial en el Estado de Alagoas, con énfasis al contexto social particular en el cual esas políticas han sido puestas en acción. Este análisis integra una investigación más amplia sobre la Política de Educación Especial en el Estado de Alagoas. Se concluye que la presencia del Estado ha sido reducida en lo que se refiere a las garantías de las condiciones mínimas para el desarrollo de las Políticas de Educación Especial en el Estado de Alagoas, resultando una oferta educacional inadecuada desde el punto de vista desde la legislación y limitada desde el punto de vista de la garantía de acceso de los alumnos destinatarios 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dr. Sebastião José Palmeira

Honra    e   decência   são   os   legados deixados pelo meu pai, o Senhor de Engenho, Cícero Palmeira. "Só um livro é capaz de fazer a...