sábado, 8 de fevereiro de 2020

Luiz Sávio de Almeida: “Alagoas é mais um sentimento do que uma realidade”

Por Aprigio Vilanova (texto, entrevista, fotos e vídeo)



No mês em que é comemorada a emancipação política de Alagoas, nós da Ocho2 fomos até a residência do historiador, sociólogo, dramaturgo e professor universitário, Luiz Sávio de Almeida, para entrevistá-lo.

O professor Sávio de Almeida nos recebeu e durante duas horas nos brindou com seu pensamento perspicaz, cheio de bom humor e com muita preocupação para não enquadrarmos a sua camisa desabotoada. Sávio estava a vontade.

Nesta entrevista (vídeo abaixo), o professor fala sobre sua infância, a importância dos pais e de Luiz Gonzaga para entender a sua colocação no mundo, e sobre os impactos sentidos pelo preconceito do qual foi vítima durante uma passagem da sua infância em Minas Gerais.

Sávio é crítico mordaz da estrutura engendrada a partir da monocultura da cana de açúcar. Para entendermos a construção histórica da formação social, política e econômica de Alagoas, inevitavelmente teremos que recorrer as obras de Luiz Sávio de Almeida.

Elucubrações acerca de Maceió, Alagoas e também sobre o momento atual da política nacional estão presentes na entrevista.
Assista ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...