Os coronavírus (CoV) englobam um grupo de vírus, que podem causar problemas respiratórios sem grande gravidade. Contudo, em situações excepcionais, as infecções causadas por qualquer um dos coronavírus humanos podem evoluir para casos mais graves, especialmente em idosos, crianças e pessoas imunodeprimidas. Na última década, no entanto, dois novos vírus surgiram como agentes infecciosos muito perigosos para os humanos, conhecidos como: SARS-CoV (Síndrome respiratória aguda grave), e o MERS-CoV (Síndrome respiratória do oriente médio causada por coronavírus).
No início do mês de dezembro de 2019, a cidade de Wuhan (na província de Hubei, na China) foi palco da emergência de um novo coronavírus causador de pneumonia potencialmente grave, o qual foi chamado de SARS-CoV-2 (Síndrome respiratória aguda grave do tipo 2 ). Embora os primeiros casos de infecção respiratória tenham sido identificados em frequentadores de um mercado de peixe, rapidamente novas infecções foram detectadas em indivíduos de outros locais da cidade. Agravando mais o problema se tornou evidente que este vírus poderia ser transmitido entre humanos infectados.
A origem do SARS-Cov-2 ainda não foi esclarecida, mas este vírus parece ter tido uma origem de animais selvagens. O SARS-CoV-2 é muito parecido a outros vírus já conhecidos nas populações naturais de morcegos, mas que não possui capacidade de infectar células humanas. Este fato apoia a hipótese de que o SARS-CoV-2 possa ser o resultado de uma combinação natural entre dois coronavírus com dois hospedeiros animais diferentes.
Até agora todos os trabalhos afirmam que o surgimento do vírus SARS-CoV-2 foi natural, sem nenhum papel direto do homem, tanto acidental quanto intencional.
Lançado hoje o aplicativo Monitora COVID-19 que vai possibilitar o registro e o acompanhamento de pessoas com suspeita da COVID-19.
Além do acompanhamento, o aplicativo disponibiliza informações importantes para prevenção e cuidados.
As informações do aplicativo permitirão o acompanhamento por profissional da saúde, para auxiliar nas condutas e proteger, você e sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário