
Academia Portocalvense de História, Letras e Arte – com sigla A.P.H.L.A, fundada em 26 de abril de 2012, Porto Calvo, Alagoas, é uma academia de letras brasileira. Fundada por intelectuais alagoanos, entre eles Jefferson Murilo Palmeira Chaves , Carlos Henrique Palmeira Chaves, Amaro Patrúcio, Adelmo Monteiro, Jossana Cabral, Severino dos Ramos Barbosa, Cláudia da Cunha entre outros.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
O Bangüê nas Alagoas
O Bangüê nas Alagoas - O livro retrata em seis capítulos: o bangüê e a formação da sociedade alagoana, a economia, o escravo negro, a vida social, a cultura e o folclore. A importância que a cana-de-açúcar teve sobre a economia alagoana - e ainda tem como elemento observador da grande quantidade de mão de obra rural - é analisada a partir de montagem dos primeiros engenhos bangüês, da sua evolução tecnológica, da convivência nem sempre harmoniosa com outras culturas agrícolas tais como o milho, feijão, mandioca, o fumo e o algodão e ainda dos cíclicos periódicos de crise e prosperidade decorrentes das oscilações de preços do açúcar no mercado internacional, assim como, a transição dos decadentes engenhos bangüês para o aparecimento das primeiras Usinas de Açúcar e o impacto que a crise estrutural de sistema capitalista em 1929 teve sobre o setor açucareiro em Alagoas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dr. Sebastião José Palmeira
Honra e decência são os legados deixados pelo meu pai, o Senhor de Engenho, Cícero Palmeira. "Só um livro é capaz de fazer a...

Nenhum comentário:
Postar um comentário