sábado, 29 de dezembro de 2012

Programa Circuito Alagoas bloco 1 dia 29 12 12 Igreja de Porto de Pedras

circuitoalagoas.com.br

 

 


 

 

 

Igreja Nossa Senhora da Piedade em Porto de Pedras" Alagoas.

Reportagem revela Dragão em Igreja de 300 anos em Alagoas

O membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, o médico Pedro Bernardes, classificou como um achado histórico a matéria jornalística que vai ao ar neste sábado (29), pela TV ALAGOAS, às 11:15 horas, no programa CIRCUITO ALAGOAS. A reportagem revela a existência da figura de um dragão, esculpida na parede de uma igreja de mais de 300 anos, que por enquanto não terá sua localização revelada.
A equipe do Programa Circuito Alagoas fazia uma matéria sobre um enigma de um brasão na fachada do templo religioso, quando foi surpreendida pela imagem do dragão cravada na parede da igreja e de frente para o altar mor. A imagem da fera tem cerca de dois metros de cumprimento e de cor escura, ocupando o espaço mais alto da capela, dando um sentido de dominação no templo.
Segundo o pesquisador, não há registro desse tipo de imagem em nenhum prédio antigo em Alagoas e principalmente em templos católicos, fato que deverá ser estudado por arqueólogos e membros do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
A figura do dragão tem vários significados dentro da mitologia podendo ser força e poder, mas no sentido religioso pode significar o mal. Segundo Pedro Bernardes a figura do dragão no templo católico, com mais de 300 pode ter um significado político, mas que somente um estudo no local poderá apontar o seu real significado.
Bernardes foi entrevistado pela equipe do Circuito Alagoas e disse que estará visitando a capela, com uma comitiva de pesquisadores na segunda quinzena de janeiro de 2013, juntamente com a equipe do CIRCUITO ALAGOAS.

circuitoalagoas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...