segunda-feira, 1 de julho de 2013

NOTAS SOBRE O CASARÃO –“CASA DA CULTURA”, “CASA DE GUEDES DE MIRANDA”- NA SECULAR PORTO CALVO /ALAGOAS -BRASIL.



NOTAS SOBRE O CASARÃO –“CASA DA CULTURA”, “CASA DE GUEDES DE MIRANDA”- NA SECULAR PORTO CALVO /ALAGOAS -BRASIL.
Jefferson Palmeira[1]

De acordo com Macedo[2] (2001) a construção e concepção do casarão na histórica e secular cidade Alagoana de Porto Calvo, mais conhecido popularmente como a “CASA DA CULTURA”, sempre esteve vinculada à centenária igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação. Seja como terreno anexo a Igreja, casa paroquial, colégio ou prédio estadual, o casarão representa um dos monumentos recente de representatividade local.



Macedo (2001) defende a tese de que a concepção do casarão se deve unicamente ao “Padre Ivo” no ano de 1898. Quando se começa a construção de uma casa grande com varadas. Para abrigar os familiares do Padre. Mas que servisse ao mesmo tempo como uma casa paroquial. Entretanto, todavia, o Padre Ivo já idoso adoce e vem a falecer, não conseguindo realizar seu sonho. Seus herdeiros resolvem vender a casa, ainda inacabada, a família do Professor Guedes de Miranda, que nessa época ainda era uma criança. 



Após conclusão do prédio, a família do Professor Guedes de Miranda deixa Porto Calvo para morar na Capital, em Maceió. Assim, o casarão é alugado à paróquia, nessa época administrada pelo Padre João Miranda, que monta um colégio no ano de 1902. Já em 1906, o colégio é fechado pelo padre  Pe. João Machado . Findado o aluguel o prédio volta para a Família do Professor Guedes de Miranda. Mas precisamente fica nas mãos do cunhado de do professor Guedes de Miranda - Justino Ramos Tobias que era casado com uma de suas irmãs.



Sobre a posse do casarão pelo Estado Macedo comenta:



“Pouco tempo depois, por ato governamental, o prédio torna-se sede do único Grupo Escolar da cidade, sob a denominação de Grupo Escolar Estadual "Rocha Pita". A partir de 1940, com a construção do atual Grupo Escolar Professor Guedes de Miranda, no tempo em que ele era vice-governador , o prédio volta mais uma vez aos cuidados da família Guedes de Miranda, representada por Justino Ramos que aluga salas e até o prédio todo para várias finalidades. Na década de  1970, o governo do Estado desapropria o prédio com o sítio e após uma ampla reforma geral, aí instala a Escola Normal Nossa Senhora da Apresentação . Em 1985, por ocasião do término da reforma da nossa histórica Igreja Matriz e da entrega da mesma ao uso da paróquia, estando presentes o Ministro da Cultura, o Governado, o secretário  da Educação, o Reitor da UFAL, o Prefeito da cidade e demais personalidades , foi instalada no dito prédio a "Casa da Cultura". A Casa da Cultura foi inaugurada três vezes, mas infelizmente, nunca funcionou como tal. A vida e a história não param, de modo que no decorrer dos anos seguintes, bons e maus momentos vão aparecendo na trajetória histórica do prédio. Às vezes, o abandono, com suas tristes sequelas. Outras vezes , os cuidados, as reformas, bem-vindas e necessárias, sob a tutela , ora do Estado, ora do Município . E, sobretudo, as boas e úteis serventias, tais como, escola, cursos, sessões da eleição, vacinação de crianças e adultos, e até inclusive, com a aprovação geral, abrigo para as famílias sem-teto (flagelados da chuva). Até que enfim, no ano de 2001, século XXI, o primeiro do 3° milênio, soa a hora da verdade, do resgate, da vitória; o Governo do Estado instala         oficialmente neste      belo majestoso    prédio da 10ª Coordenadoria do Ensino Estadual juntamente com a sub-governadoria, após mais uma acurada reforma geral. (Macedo:2001)



 



Macedo chama o Casarão de a “Casa da Educação”, mas lamente muito discretamente de que a casa ainda hoje não tenha seguido sua função primordial de ser a casa de referencia da história, letras, artes e da cultura em uma das cidades mais antigas do Brasil. Quem sabe um dia esse casarão abrigue um Museu da Cidade de Porto Calvo. Porto Calvo, berço histórico de Alagoas. Atualmente o Casarão serve como sede da 10ª Coordenadoria Regional de Ensino da Secretária de Educação e Esportes do Estado de Alagoas.




[1] Formado em História pela UFAL, Pós-graduado em História pelo CESMAC, e Mestre em Administração pela UDE em Montevideo, Uruguai.
[2] MACEDO, Expedito Barbosa de. Histórico do prédio onde funciona a 10ª Coordenadoria de Educação em Porto Calvo, Alagoas. Notas e pesquisa, Porto Calvo, Março 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...