terça-feira, 26 de novembro de 2013

Moacir Sant'Ana recebe título de doutor honoris causa pela Ufal


Moacir Sant'Ana recebe título de doutor honoris causa pela Ufal


O historiador Moacir Medeiros de Sant'Ana recebeu da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) o título de Doutor Honoris. A outorga do título foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) como forma de reconhecer a contribuição do professor no que refere à formação de pesquisadores de História e por sua produção intelectual, com mais de 50 títulos organizados por ele.

A proposta foi encaminhada pelo professor Luiz Sávio de Almeida, referendada pelo Departamento de História e pelo Conselho do Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes (CHLA) e aprovada pelo Consuni. A concessão do título é o reconhecimento da instituição a pessoas que tenham contribuído para o progresso o estado ou do país e ainda pela atuação do agraciado em favor da Ciência, das Letras, das Artes ou da Cultura em geral.

Segundo a diretora do CHLA, Maria Aparecida Batista, o Consuni deu uma demonstração de reconhecimento à contribuição e à dedicação do professor Moacir no campo da historiografia e da pesquisa no Estado de Alagoas. "Reconhecemos o mérito desse incansável pesquisador da historiografia local e nacional, que enfrenta desafios diários em seu trabalho, sobretudo pelas dificuldades enfrentadas, mas consegue vencer a todos eles oprestando relevantes trabalhos no tocante ao ensino, à pesquisa e à extensão", completou.

Além de 53 obras publicadas, 106 artigos em jornais e revistas, 47 prefácios, o professor Moacir Sant?Ana é diretor do Arquivo Público de Alagoas. "Ele é um incansável batalhador na luta pela manutenção e reconstituição do nosso Arquivo Público, contribuindo para salvaguardar o patrimônio histórico do Estado. Por isso considero bem merecido esse prêmio acadêmico", acrescentou Aparecida.

Primeiro doutor
O Consuni também aprovou a outorga do título de doutor Honoris Causa ao alagoano José Marques de Melo, considerado o maior pesquisador de Comunicação Social do País. Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, José Marques foi o primeiro jornalista a fazer doutorado nessa área, em 1973, pela Escola de Comunicação e Arte, da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A entrega do título a José Marques será no dia 26 de fevereiro de 2003, data em que se iniciam as comemorações pelos 30 anos de seu doutorado. Atualmente, José Marques é professor e dirigente da Cátedra Unesco/Metodista.

Fonte: Ufal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...