Maragogi - AL
Olá o 'Fica a Dica' de hoje é para quem for a Alagoas. Nós ficamos na capital Maceió, e de lá saem vários passeios para diversos lugares como a praia do Francês, Dunas de Marapé, Porto de Galinhas, Nove Ilhas (Um dos que nós fizemos) entre outros.
Hoje vamos mostrar o passeio que fizemos as piscinas naturais de Maragogi. Saindo de Maceió fica a mais ou menos 125km da capital, e de van levamos em torno de duas horas para chegar. Mas durante o trajeto o guia vai dando explicações de como se portar no passeio, e fala um pouco sobre a história do local, isso deixa o passeio mais agradável.
Chegando lá recebemos os coletes salva-vidas e vamos para o barco.
HISTÓRIA
Inicialmente Maragogi era um povoado chamado Gamela, em 1887 foi elevado à categoria de Vila e passou a chamar-se Isabel, em homenagem à princesa que libertou os negros da escravidão. Mais tarde, em 1892, recebeu o nome de Maragogi por causa do rio que banha o local. O nome, segundo historiadores, provém de Marahub-gy, ou rio das Maraubas. Outras interpretações traduzem Mair-aqui-gy-po como rio livre, amplo.
Maragogi tomou parte ativamente nas lutas contra os holandeses. No local registraram-se intensos combates em Barra Grande e São Bento, quando as tropas vinham do Recife com destino a Porto Calvo, que era o local de escoamento da produção agrícola da região, principalmente a cana-de-açúcar. Coube aos moradores da antiga vila desarticular, por duas vezes, tentativas de desembarque holandês no local.
Como resquício da História, a tradição familiar no município é muito forte. Aconteceram muitos casamentos entre primos e vários nomes foram guardados, como Lins, Vasconcelos, Buarque, Holanda, Cavalcante e Acioly, entre outros, mantendo vivas suas raízes.
Texto/Fonte: Dirceu Lindoso/Maragogi Online
Partindo em direção as piscinas naturais.
Barco ancorado.
Aqui podemos tomar banho de mar no meio do oceano com água pela cintura.
Nessa parte escura dos corais não pode pisar!
As ondas quebrando nas pedras (foto tirada com zoom de cima do barco)
Na volta do passeio de barco, essa é a praia!
Que tal almoçar com uma vista assim?
Dicas do passeio:
Esse é um passeio mais interessante pra quem for mergulhar, mas se você não quiser, poderá admirar a beleza do lugar e ainda tomar um maravilhoso banho de mar no meio do oceano.
Leve dinheiro extra, pois as fotos tiradas durante o passeio, o mergulho, aluguel das máscaras snorkel, almoço (que não é muito em conta) é tudo cobrado.
O passeio não dura muito tempo, fica no máximo uma hora nas piscinas dependendo da maré.
Na volta a van que nos levou parou em uma casa de produtos típicos da região.
Não esqueça o protetor solar, ficamos o tempo inteiro expostos ao sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário