sábado, 6 de junho de 2015

A história do rádio em Alagoas

A história do rádio em Alagoas

Palco da Difusora com o Elenco do Rádio Teatro em 1949

Primeiras experiências

A primeira experiência do rádio alagoano acontece em 1925, quando Mário Marroquim, que viria a ser o primeiro Diretor Geral da Rádio Difusora, e um grupo de idealistas alagoanos instala a primeira rádio emissora em Maceió – Rádio Clube de Alagoas. Como ninguém queria investir num negócio duvidoso, o empreendimento durou pouco tempo.
Mário Marroquim discursa na inauguração da Rádio Difusora
Mário Marroquim discursa na inauguração da Rádio Difusora
Somente em 1933 é que Alagoas voltaria a ter uma rádio. A ousadia foi dos técnicos Jacques Mesquita e Luiz Gonzaga, que fizeram funcionar uma pequena emissora, chamada Estação Experimental, na Rua Dois de Dezembro, no Centro de Maceió, no primeiro andar da Farmácia Pasteur.
Ainda em 1933, o pernambucano Jorge Sá trouxe para Maceió a novidade do carro de som, um automóvel “OpeI” pintado de azul, com duas cornetas de alto-falante, que divulgava anúncios, músicas e informações de utilidade pública.
Em novembro de 1935, os locutores José Renato e Josué Júnior, e os técnicos Jacques Mesquita, Miguel Correia de Oliveira e Luiz Gonzaga, lançam o CRAF – Centro Regional de Anúncios Falados. Funcionava clandestinamente, sem autorização do DCT (Departamento de Correios e Telégrafos). Foi lacrado em 1937, após denúncia do pernambucano Oscar Moreira Pinto. Ela estava provocando interferência em Catende, Pernambuco.
1961 na Rádio Gazeta de Alagoas, o programa Tele Noite apresentado por Arnoldo Chagas, Cláudio Alencar, Luiz Tojal e Roland Benamor
1961 na Rádio Gazeta de Alagoas, o programa Tele Noite apresentado por Arnoldo Chagas, Cláudio Alencar, Luiz Tojal e Roland Benamor
Cláudio Alencar, no seu livro Histórias do Rádio, afirma que “o CRAF foi a grande experiência piloto para aqueles que, em 1948, viriam colocar a Difusora no ar”.
Dois anos depois, com o equipamento do extinto CRAF, foi instalado o Serviço de Alto-Falante de Maceió, cuja central ficava na Rua do Comércio, 600, trecho próximo à Praça dos Martírios. Eram doze bocas de som espalhadas por toda a Maceió, através das quais eram transmitidos anúncios e música popular.
Em 1942, às 16 horas do dia 18 de agosto, no 1º andar do Quartel da Força Policial do Estado, é inaugurada a Estação Radiofônica Rosa da Fonseca. Tinha o prefixo PYX-1 e transmitia em ondas curtas. Funcionou até setembro daquele ano.
Foi montada graças à iniciativa do tenente do Exército Clóvis Sabóia e destinava-se a promover a Campanha dos Metais, necessária ao esforço de guerra. Seu locutor principal, José de Souza Campos, acadêmico da Faculdade de Direito de Alagoas, contou com a ajuda de Josué Júnior.

A Difusora

Em maio de 1948, atendendo a uma cobrança do seu irmão, o senador e general Pedro Aurélio de Góes Monteiro, o governador de Alagoas, Silvestre Péricles, resolveu montar uma rádio em Alagoas.
Silvestre Péricles, de terno branco, na inauguração da Rádio Difusora de Alagoas em 16 de setembro de 1948
Silvestre Péricles, de terno branco, na inauguração da Rádio Difusora de Alagoas em 16 de setembro de 1948
Como estava encontrando muitos obstáculos legais para viabilizar a rádio, Silvestre Péricles resolveu atropelar os impedimentos usando outros recursos. Mobilizou a Polícia para que trouxesse os bicheiros de Alagoas até ele.
Lotou a sala de despachos do Palácio dos Martírios de contraventores e falou para eles: “Preciso instalar uma emissora de rádio em Alagoas, mas os filhos da puta dos deputados estão me negando os recursos. Por isso, preciso que vocês metam a mão no bolso e arranjem a bufunfa”.
Duas semanas depois o dinheiro estava disponível e o governador pôde comprar os mais modernos equipamentos da época. Esta situação irregular somente foi resolvida cinco anos depois, no governo de Arnon de Mello, através da Lei nº 1.708, de 31 de julho de 1953, que oficializou a Rádio Difusora como autarquia estadual. Operava, então, com um transmissor Philips de 10 kW e com prefixo ZYO-4.
Inaugurada no dia 16 de setembro de 1948, a Rádio Difusora funcionava em um prédio da Rua Pedro Monteiro, 108, antigo Jardim Infantil Ismar de Góes Monteiro, construção que hoje abriga o Cenarte da Secretaria de Cultura. Ficou conhecida com a Caçula das Américas.

Rádio Progresso

Cantora Neusa Moreno e radialista Luiz de Barros
Cantora Neusa Moreno e radialista Luiz de Barros
Dez anos após a inauguração da Rádio Difusora, surge a Rádio Progresso de Alagoas, ZYL 25, que foi inaugurada no dia 15 de janeiro de 1958. Funcionava no 6º andar do Edifício Ary Pitombo, na Praça dos Palmares, Centro de Maceió.
Seu Diretor Geral, Castro Filho, convidou o radialista pernambucano Edécio Lopes para ser gerente de programação da nova emissora. O deputado federal Ary Pitombo era o seu proprietário. Esta rádio inicia o ciclo de emissoras de rádio de propriedade de políticos em Alagoas.

Rádio Gazeta de Alagoas

No dia 2 de outubro de 1960 é inaugurada a Rádio Gazeta de Alagoas, AM, ZYL-21. Foi montada pelo empresário, político e jornalista Arnon de Mello, que já era proprietário do jornal Gazeta de Alagoas.
A famosa Rural da Gazeta e um grupo de radialistas
A famosa Rural da Gazeta e um grupo de radialistas
Uma novidade ajudou a impulsionar a emissora. A empresa adquiriu um automóvel Rural equipado com rádio transmissor de VHF, o que possibilitou a cobertura total dos grandes eventos políticos, policiais e esportivos que ocorriam em Maceió e localidades próximas.
Era o fato sendo relatado no momento que estava ocorrendo, dando maior credibilidade a sua programação noticiosa. Desta forma a Rádio Gazeta modificava, em Alagoas, o conceito de rádio AM puramente musical, tornando prioritária a informação e o esporte.

Rádio Palmares

Odete Pacheco comanda um programa de auditório na Rádio Difusora
Odete Pacheco comanda um programa de auditório na Rádio Difusora
No dia 8 de fevereiro de 1962, por iniciativa da igreja católica que resolve também ter o seu próprio meio de comunicação, surge a Rádio Palmares de Alagoas, instalada ao lado da Catedral Metropolitana de Maceió.
Nesta mesma época, também é implanta pela igreja católica a Rádio Paroquial, localizada no bairro do Vergel do Lago, mais precisamente nas dependências da Casa dos Pobres, pertencente ao Arcebispado. A Rádio Palmares de Alagoas é hoje a AM 710.

Rádio Jornal de Hoje

Por iniciativa do jornalista Jorge Assunção, que era proprietário do Jornal de Hoje, é inaugurada, no dia 8 de setembro de 1979, a Rádio JH FM. Hoje é a 96 FM.

Rádios do interior

Emissora Rio São Francisco de Penedo é a mais antiga rádio do interior de Alagoas. Foi inaugurada em 1959. Em Arapiraca, a Rádio Novo Nordeste foi a primeira rádio oficial da cidade. Foi fundada em 20 de agosto de 1976. (Esta pesquisa está aberta, novos dados serão acrescentados).
Em Alagoas, no final da primeira década deste século, existiam vinte rádios FMs e quatorze AMs respectivamente registradas, sendo cinco AMs e sete FMs instaladas na capital. Nove AMs e onze FMs no interior.
Fontes: livros Histórias do Rádio e Contando Histórias de Cláudio Alencar.
Site Difusora Memória http://www.difusoramemoria.com.br/p/historia.html
- See more at: http://www.historiadealagoas.com.br/a-historia-do-radio-em-alagoas/#sthash.z6omYQP2.dpuf

Um comentário:

  1. Há um equívoco nisso daí. A primeira Rádio instalada em Alagoas foi a Rádio Clube de Rio Largo pelo Comendador Gustavo Paiva, em 1924.

    ResponderExcluir

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...