segunda-feira, 1 de julho de 2013

JOILSON PORTOCALVO - POESIA DAS CORES

JOILSON PORTOCALVO

POESIA DAS CORES
  
Se eu fosse Cora
Coracoralinava a vida
Corava tudo de prazer
Deixava simples, felizes
E doces as coisas.

Se Manuel
Manuelbandeirava o mundo de branco
Manuelava todos os poetas
Nordestinava e universalizava o puro
E ainda estrelava a vida inteira.
 

Se Cecília fosse
Ceciliameireleava a poesia
Ceciliava a prosa
Imprimiria coes novas no arco-íris.


PORTOCALVO, Joilson.  Poesia das cores. Brasília: Thesaurus Editora, 2012.  36 p.  ilus. col.  Ilustrado por Adegildo Ferreira de Barros. Projeto gráfico e diagramação de Crlo DTarso.  Texto bilíngue português e espanhol. Tradução de Javier Iglesias e Raúl Larrosa Ballesta. ISBN 978-85-409-0071-4  Capa com “janela” perfurada “à faca”.   Poesia infanto-juvenil.  Col. A.M.   (EA)

 










Fiquei muito feliz com a surpresa que recebi esta noite no estúdio. Trata-se de "Poesia das cores", livro lançado recentemente durante a Bienal do Livro e da Leitura de Brasília, no qual tive o prazer de catalogar em meu estúdio todas as telas presentes na obra.
O livro foi inteiramente ilustrado com as telas do artista plástico Adegildo Ferreira de Barros com belos poemas escritos por Joilson Portocalvo.
Em cada pagina ilustrada, o leitor encontrará uma amostra de cores parcialmente saturadas com a finalidade de sugerir ao observador opções para compor o ambiente onde o quadro será exposto. O livro conta com dezesseis fotografias de obras compostas pela imaginação de ABarros.




Pinturas: ABarros
Texto: Joilson Portocalvo
Fotografia: Leo Fran ça
Projeto gráfico e diagramação: Carlos DTarso
Tradução: Javier Iglesias   l   Ra úl Larrosa Balesta
Editora: Thesaurus
Para ver todas as obras catalogadas em fotografias acesse www.arteseartes.com.br
Poesia das cores. - Bras ília, DF : Thesaurus Editora, 2012.
36p. : il. ; color.
ISBN: 978-85-409-0071-4
Telas de Adegildo Barros sobre poema de Joilson Portocalvo.
www.arteseartes.com.br
www.leofranca.com.br





2 comentários:

  1. Olá, Jefferson, sou Joilson (Portocalvo) porque nasci aí. Tinha apenas cinco anos quando minha família, meio cigana, meio aventureira mudou-se para outros lugares. Acabamos parando do DF, em 1961. Depois de maiorzinho, aos 44, estive em Porto Calvo. Quase explodi de felicidade. Gostaria que conhecessem meus escritos. Caso haja interesse, enviarei alguns exemplares de livros meus, será um prazer tornar-me conhecido das pessoas que lidam com cultura. Publiquei alguns livros, mas até agora nenhum caiu nas graças da grande mídia.
    Ah, antes que me esqueça confesso que me apropriei do nome da cidade, mas meu nome de registro é Joilson Albuquerque de Gusmão.
    abraçodopirralho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações. Criamos a APHLA com muita dificuldade carinho e amor a poesia, as artes e a história. Tomei a liberdade (mesmo sem seu conhecimento e aprovação) de trazer ao conhecimento do povo portocalvense e alagoano, o sucesso, o talento e a potencialidade do filho da terra. Teremos o maior prazer em receber seus alguns exemplares de seus livros. Estamos Criando uma biblioteca com acervos dos poetas, escritores da terra. Se tiver algum texto, poesia, e arte que queria postar o espaço é seu! Um forte abraço.Muito sucesso!

      Excluir

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...