sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Palavras para você Cláudio Antonio Jucá Santos (Jucá Santos) - Por Pedro Macedo

Palavras para você Cláudio Antonio Jucá Santos, locutor, rádio ator e cronista parlamentar e policial, advogado, escritor e poeta, natural de Maceió, onde nasceu no dia 10 de junho de 1933.

Um dos pioneiros nele ingressando em 1951, logo nos primeiros anos de vida do rádio alagoano quando a Difusora tinha apenas 3 anos de fundada. Trabalhou nas três emissoras existentes à sua época: Rádio Difusora de Alagoas, Rádio Progresso de Alagoas e Rádio Gazeta de Alagoas, no total de 16 anos. Nelas exerceu funções importantes, confiadas apenas aos profissionais de grande sensibilidade e reconhecido conhecimento artístico e jornalístico tais como as de Diretor Artístico de duas das emissoras e Diretor do Departamento de Notícias das três emissoras às quais emprestou o seu talento.

Sua versatilidade lhe possibilitou atuar como locutor, inclusive tendo sido chefe dos locutores, contra regra, rádio ator e cronista parlamentar e policial.


No rádioteatro da Difusora teve a oportunidade de atuar com nomes famosos da época como: Lima Filho, Ezequias Alves, Aldemar Paiva, Cláudio Alencar, Oswaldo Braga, Haroldo Miranda, Eunice Pontes, Nilda Neves, Odete Pacheco, Iracema Feijó e Jesualdo Ribeiro, um cast de bambas na arte de representar.

Recentemente Jucá Santos me enviou email registrando parte de sua trajetória no rádio alagoano e que, aliás, fiz questão de destacar nesta crônica e também com muita satisfação publiquei com destaque, tempos atrás, em nosso site. Nesta oportunidade Jucá Santos fez questão de lembrar nomes que hoje fazem parte da relação de ausentes do nosso mundo mas que tiveram uma passagem de sucessos nos anos de ouro do ra´dio de Alagoas tais como: CLAUDIUS JUCÁ, DITINHO (Da dupla OS IRMÃOS EDSON), SADY BRANDÃO, JOÃOZINHO (Cantor Mirim), MARRECO e MARROQUE (Da dupla Marreco e Marroque), PAULO HORÁCIO (O imitador de Bob Nelson) todos merecendo a nossa citação e respeito pelo que fizeram à época, nas emissoras alagoanas.
Fundador com outros colegas da Associação Alagoana de Rádio e posteriormente Sindicato dos Radialistas de Alagoas, tendo sido o primeiro diretor de ambas as entidades.
Jucá Santos sempre foi preocupado com a categoria que pertencia tanto assim que se juntou a outros colegas e fundou a Associação Alagoana de Rádio para posteriormente fundar o Sindicato dos Radialistas, até hoje existente pugnando pelos direitos dos nossos colegas radialistas que se encontram em atividade. Vale ressaltar que Jucá foi diretor de ambas as entidades com todo apoio da categoria em virtude dasua liderança.

A par desta participação ativa e significativa no rádio alagoano, Jucá Santos tem destacada atuação literária em nosso Estado.
Fundador da Academia Maceioense de Letras nos idos de 1955 sendo por vários anos o seu Presidente. Dentre tantas honrarias recebidas ao longo dos seus 77 anos, recentemente foi homenageado pela Câmara Municipal, que lhe outorgou o título de “Cidadão Benemérito de Maceió”. Em agosto de 2005 foi eleito “Príncipe dos Poetas de Maceió”. É sem sombra de dúvidas um dos maiores sonetistas alagoanos. Teve a oportunidade de publicar oito livros além de sua participação em várias antologias brasileiras. Seu prestigio nas camadas culturais de nossa terra lhe garante destacada participação em várias entidades culturais alagoanas e outras de âmbito nacional.
Finalmente quero agradecer a gentileza de nos ter enviado o email que possibilitou a lembrança de lhe prestar esta singela homenagem com destaque em nosso site. A intenção do nosso trabalho no Jornal Cultural é resgatar o período de ouro do rádio alagoano onde com excelente trabalho você fez parte. Lamentável para nós é a falta de registro de épocas pretéritas, em jornais, livros, ou em outros meios, o que resulta exatamente no esquecimento de pessoas que merecem citação e reconhecimento por suas brilhantes atuações em nossos meios de comunicação. Por isso mesmo gerações de hoje e futuras não têm contato com o passado pioneiro que você pertenceu, entre os quais os que estão relacionados em sua comunicação. Acho importantíssimo que esse contato tenha acontecido, pois me possibilita colocar à sua disposição o espaço que desejar para ampliar as nossas informações relacionadas com: curiosidades, história e principalmente sobre as pessoas que participaram desta importante fase do nosso rádio. Palavras para você: Jucá Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e pelo bom senso”. Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano)

  Dr. José Reginaldo de Melo Paes (medico, poeta, acadêmico alagoano) “Viver é uma arte. E seu roteiro deve ser escrito pela sabedoria e p...